quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

MARATONA

Um homem de aparentes quarenta anos, alto e de cabelos castanhos sai do cinema com uma expressão perturbadora. Já passa das onze da noite e a cidade está toda iluminada. Pessoas vão de um lado para o outro e, apesar da tão falada crise econômica, gastam seu dinheiro em lojas, boates e drogas como se não tivessem muito tempo de vida. Ele vai direto para casa, liga a televisão mas não dorme.
No dia seguinte ele vai ao trabalho, todos reparam nas suas olheiras profundas , mas ninguém ousa comentar com ele. Ele almoça olhando o relógio, termina o trabalho e volta para casa caminhando. Há um acidente em uma rua adjecente e ele perde muito tempo. Ele começa a ficar nervoso, a suar muito, seu rosto está vermelho e ele começa a correr. Seu celular toca, ele atende:

-Alô? Quem fala?
-É uma amiga da Julietta, ela me deu seu telefone, disse que talvez você topasse sair comigo hoje de noite.
-Não, eu agradeço a oferta , mas tenho algo muito importante para fazer hoje e já estou atrasado. -Ahh! Vai me dispensar assim?
-Assim? Assim como?
-Desse jeito.
-Eu ia, mas se você prefere outro jeito... Bom, não é você, sou eu...tenho um compromisso e você é uma mulher inteligente, tem homem mehor para você, me parece que...
-Fique quieto...nenhuma amizade vale tudo isso... sorte para a Julietta, vai ser muuuuuuuuuuuuito difícil encontrar uma mulher para você.(desliga na cara dele)

Ele guarda o celular como se nada tivesse acontecido, mas quando olha para o relógio, já são oito e quarenta e cinco.O suor começa denovo, ele corre o máximo que pode em direção a sua casa. No caminho uma senhora é derrubada por ele, ele ainda anda alguns metros,mas sua consciência não ajuda, ele tem de voltar atrás. Ele volta, levanta a senhora, pede desculpas, passa uns cinco minutos ouvindo a mulher reclamar sobre como ele não olha por onde anda e etc... Enquanto a senhora fala ele não realmente presta atenção. Ele olha bem para o rosto dela , ela tem os cabelos brancos, é magra, tem a pele branca e enrugada e olhinhos azuis bem apagados. Ela parece alguém que ele conhece , mas ele não consegue se lembrar, ele se esforça. Seria alguém do trabalho? Alguém que ele viu na rua? Alguém da família? Mas ele não tem muito tempo , a mulher termina a bronca, bate nele com a bolsa e sai.
Todo esse esforço para se lembrar de onde ele conhecia a mulher o fez esquecer do atraso. Ele olha o relógio, Oh my God, já eram oito e cinquenta e cinco e ainda falatavam duas quadras para chegar em casa. Ele corre o mais rápido que pode, mas ainda há uma rua a ser atravessada e há tantos carros passando que ele tem que esperar. Assim que o sinal fecha ele corre, corre por entre alguns carros, pula por cima de outros, empurra pessoas, mas não olha para trás nem uma vez. Só falta uma rua, ele tropeça, há sangue pingando de seus joelhos, mas ele se levanta e continua correndo. Para ele, chegar em casa é uma questão de vida ou morte.
Ele já pode ver o telhado de sua casa, é um alívio. Uma última olhada no relógio revela o meio minuto que falta para as nove horas da noite.Ele entra em casa, fecha a porta, senta no sofá, liga a televisão e... Um último arrepio percorre seu corpo quando ele olha para a televisão. Ainda não havia começado a maratona de Francis F. Copola, era o dia de "O Poderoso Chefão I, II e II" que ele havia esperado tanto. Durante aquela noite o telefone tocou algumas vezes, muitas eram ligações de amigos que o haviam visto pular por cima de carros nas rua, mas ele não atendeu. E pensar que ele poderia ter se atrasado !



Mylena Perez

Nenhum comentário: